I INVEJADA TREKKING - 16 e 17/07/11


Os grupos Auge e Gênesis, com o apoio da ASSEM&CDL de Mutum, promoveram a primeira edição do INVEJADA TREKKING nos dias 16 e 17/07/11 na Pedra Invejada que fica no Córrego São Roque há 22 km da sede de Mutum (MG) com acesso pela rodovia MG-108.  


Pedra Invejada fica numa região de muitas montanhas, com vários picos com mais de mil metros de altitude. Em Mutum, além da Pedra Invejada que é o maior bloco compacto de puro granito da América do Sul e o principal cartão postal da cidade, as principais montanhas são a Pedra do Facão (Santa Elisa), Pedra do Gaspar (São Roque) e a Pedra Santa (Imbiruçu).



O evento incluiu uma caminhada ecológica por lindas trilhas, acampamento, escalada e rapel nos paredões da grande Invejável. Os montanhistas se dividiram em dois grupos, um que partiu de Mutum às sete horas e outro às quinze horas de sábado (16) de automóvel até o Sítio do Sr. Adalmário (236 m do nível do mar) há 2 km da MG-108 por uma estrada de terra. Após duas horas de caminhada o grupo, com auxílio da mulinha “Moeda” chegou ao local de acampamento na propriedade do Sr. Juarez Lima (625 m) que recepcionou os montanhistas com grande satisfação. Até esse ponto, a subida é relativamente acessível para aventureiros menos experientes. 



Árvore centenária "mata-pau"
Nesse desafio, motivação, superação, experiência e bom humor fizeram parte do trekking do Grupo que vislumbra atingir o cume da Pedra e ver esse maravilhoso patrimônio natural efetivamente preservado e explorado eco-turisticamente de forma sustentável.

A partir da base de acampamento (625 m) a subida já é mais exigente e demanda mais preparo dos que se embrenham pelos caminhos invejáveis. Passar pelos desafios como as trilhas na mata fechada, entre samambaias e bromélias gigantes, terrenos escorregadios, nascentes e pelas cristas que levam até os pontos mais altos é uma beleza que precisa ser registrada. Acampar lá nos dá a sensação proximidade com Deus. “Tivemos a oportunidade de apreciar em noite clara de Lua Cheia o céu estrelado sem sinais de civilização. É realmente uma coisa sem descrição. Um final de semana sem dúvida para ficar na história de qualquer aventureiro, vencer seus limites individuais é pura superação.”, afirmou Genilson Tadeu.
Pedra Potiaguda
Os trekkers partiram no domingo (17) por volta das seis horas rumo aos pontos mais altos da Pedra. Grande parte do caminho foi tomada pela vegetação sendo necessário refazer as trilhas, o que exigiu muita disposição e aumentou o tempo previsto da chega ao mirante (1341 m) que fica entre a Pedra Ondulada e a Pedra Pontiaguda. O grupo chegou ao mirante (Crista) por volta das dez horas. Na oportunidade, os “calangos” Delvani e Tairone fixaram grampos entre o primeiro e segundo lance de escalada (1400 m). Lá de cima é possível avistar grande parte de Mutum, Santa Rita, Prata e outros povoados, Pedra do Facão, Pedra Santa e vários montes de Lajinha, Ipanema, Chalé e de cidades capixabas. Do alto, os montanhistas fizeram uma participação especial ao vivo na Rádio Cultura FM falando do evento.


Rapel
Escalada
De nível intenso, o bom condicionamento físico é importante, assim como os equipamentos adequados para o montanhismo. O guia Delvani Vieira lembra que “este desafio não é aconselhável para pessoas inexperientes por exigir atividade física intensa e mínimos conhecimentos acerca do montanhismo. Esta caminhada exige espírito de equipe, motivação e amor à natureza.”

Os aventureiros desfizeram o acampamento já anoitecendo e chegaram à base da Pedra por volta das dezenove horas, para o retorno à “civilização” após o grande sucesso da primeira edição do Invejada Trekking.

O grande objetivo desse evento é preservar o patrimônio ambiental, histórico e cultural desse lugar, incentivar o ecoturismo, a prática de esportes de aventura e consequentemente, promover o desenvolvimento socioeconômico da região e, principalmente das populações que habitam o entorno da Pedra Invejada.


São diversas as opções de lazer e atividades potencialmente oferecidas aos que visitam a região da Pedra Invejada, tais como  trekking, escalada, rapel, arvorismo, camping, cachoeiras e piscinas naturais, voo livre, observação da fauna e flora, artesanato e gastronomia regional, observatório astronômico, pesquisas, etc.

O I Invejada Trekking teve o patrocínio da CRS, Infocenter, Mercearia do Marcão, Posto Anacleto e Tim Agropecuária, empresas associadas à ASSEM&CDL de Mutum que contribuíram muito para o êxito da expedição que, contou também com o especial apoio do Sr. Adalmário e de Adilson (neto do Sr. Candinho), que proporcionaram importante suporte no transporte dos equipamentos e estacionamento dos automóveis, além da grandiosa hospitalidade do Sr. Juarez que se demonstra sempre maravilhado com esse pedaço de terra que Deus lhe confiou.




Base da Pedra com o Sr. Adalmário


Montanhistas com o Sr. Juarez
O Grupo Auge de Montanhismo pretende realizar o Invejada Trekking anualmente sempre no final de semana que antecede a Exposição Agropecuária de Mutum.

Veja mais informações e fotos do evento acessando:
www.aventureiros.mutumonline.com


"Dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas." (Émile Zola)

2 comentários:

  1. Foi uma pena não poder ir desta vez... Não conhecia o blog. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Top mt show so quem ja foi sabe como é!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas no Blog do Auge