Na Pedra Santa de Imbiruçu com os circuiteiros do Arte entre Povos

Aconteceu no último domingo (13/08/2017) um passeio na região da Pedra Santa, Distrito de Imbiruçu, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, marcando o encerramento das atividades do 8.º Circuito Cultural Arte entre Povos. 

O Grupo Auge de Montanhismo participou do passeio que teve como objetivo principal apresentar aos circuiteiros as riquezas naturais da região de Imbiruçu, especialmente a Pedra Santa, um importante patrimônio ecológico e cultural mutuense. Os montanhistas Karone Marllus, Leonardo Gomes, Mauricéia Mendes e Roger Marllus acompanharam o Secretário Municipal de Cultura, César José Pires da Luz (César Tomé) e os circuiteriros Phillip Jonhston, Eunice Caldas, Edilene Peres, Nelza Jordem e o cubano Francisco Rivero, a coordenadora nacional do circuito, Maria Beatriz, o artesão mutuense Antônio Marcos de Roseiral, além de membros da família Fideles.


Foto 360º - Clique e arraste o mouse sobre a imagem ou use as setas de navegação.


Segundo César, é a terceira vez que Mutum recebe o Circuito Cultural Arte entre Povos que, nesta edição, ocorreu de 07 a 13 de agosto na sede e nos distritos do município, contando com exposições, oficinas, documentários, palestras, teatro etc. promovidos por artistas brasileiros e de outros países latino-americanos. 

Para Karone Marllus, que é vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, foi mais uma boa oportunidade para evidenciar o patrimônio cultural do município, sobretudo quanto ao seu potencial turístico e socioeconômico, ainda pouco explorado de forma sustentável.  

A Pedra Santa é um dos pontos mais altos do município de Mutum com, aproximadamente, 1300 metros de altitude, localizado no Distrito de Imbiruçu, na divida com o Estado do Espírito Santo. A região é berço de inúmeras nascentes que abastecem a bacia hidrográfica do Rio São Manoel. O local é ponto de peregrinação, sendo muito visitado por mineiros e capixabas, e ainda, por praticantes de esportes de aventura, como o montanhismo, voo livre e moto-trilha.  A cafeicultura é a principal atividade econômica no distrito e a mineração de pedras de granito também vem crescendo nas adjacências da Pedra. 

Após o passeio, os participantes foram recebidos pela vereadora Nélia Eterna de Oliveira em sua residência com um pomposo almoço e momentos memoráveis de confraternização. 


Veja mais fotos do evento clicando aqui
Fotos: Léo Gomes/MutumOnline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas no Blog do Auge